Jaime Faria dispara 17 ases e termina série de quatro derrotas para avançar em Sumter

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 12, 2025
Eupago Porto Open

A preparar-se para atacar o qualifying do US Open, Jaime Faria somou um muito importante triunfo para quebrar um jejum que durava desde… a fase de qualificação de Wimbledon. É que o número 124 do ranking ATP encerrou a série de quatro derrotas consecutivas e apurou-se para a segunda ronda do Challenger de Sumter, nos Estados Unidos.

À boleia de 17 ases, Faria ultrapassou o libanês Hady Habib (166.º), com os equilibrados parciais 6-7(9), 6-1 e 7-5, num duelo no qual desperdiçou vantagens importantes, mas sabendo também reagir para mostrar frieza e não ser penalizado por esses momentos. Basta ver que o português deixou fugir uma vantagem de 5-3 no primeiro parcial (e quatro set points no total), antes de ficar em desvantagem no encontro.

A reação foi implacável na segunda partida, enquanto Faria também parecia lançado na terceira, já que abriu 5-3 na frente. Prestes a confirmar a vitória, o português abanou e permitiu a recuperação a Habib, mas fez novo break e já não abanou para afastar as dúvidas e apurar-se para os ‘oitavos’, onde espera pelo norte-americano Kaylan Bigun (807.º) ou pelo japonês Rei Sakamoto (200.º).

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt