Emma Raducanu: «É difícil ter amigas no circuito»

Por José Morgado - Julho 25, 2025

Emma Raducanu está a reencontrar o seu melhor nível e os resultados começam a aparecer. Depois de uma boa campanha em Wimbledon, onde discutiu o encontro com a número um mundial Aryna Sabalenka, a britânica continua em destaque no WTA 500 de Washington. Após eliminar Marta Kostyuk (7-5, 6-3), Raducanu dominou Naomi Osaka com um claro 6-4 e 6-2.

Mas antes do duelo frente à japonesa, a campeã do US Open 2021 abordou um tema sensível: as dificuldades em manter relações de amizade no circuito feminino. “Quando estamos em digressão, é muito difícil abrir-me verdadeiramente com outras jogadoras contra quem tenho de competir. Tenho algumas amigas no circuito, mas jogar contra elas acrescenta outra dimensão”, confessou em declarações recolhidas pelo Tennis365.

Raducanu admitiu que prefere manter distância e reservar a intimidade para fora do circuito: “Tenho muito boas amigas em casa, em quem confio e com quem posso falar. Mas, tirando isso, não tenho propriamente amigas no circuito. Para mim, é mais difícil competir contra alguém de quem sou amiga.”

Numa fase em que está focada no regresso aos grandes palcos, a jovem britânica parece clara no seu propósito: não está no circuito para fazer amigas — está para voltar a ganhar.

Leia também:

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com