Djokovic desolado no adeus: «Por mais que cuide do meu corpo, a realidade está a bater à porta»

Por Nuno Chaves - Julho 11, 2025
Foto: EPA

Novak Djokovic chegou ao embate com Jannik Sinner carregado de ambição mas caiu com estrondo nas meias-finais de Wimbledon, prova que conquistou por sete vezes ao longo da carreira.

Foi um momento de desilusão para o tenista sérvio, que confessou não se ter sentido muito bem em court e justificou isso… com os atuais 38 anos de idade.

MAU DIA NO ESCRITÓRIO

Sinceramente, não tive sensações muito agradáveis em court. Não quero entrar em detalhes sobre a minha lesão nem começar a lamentar-me por não ter conseguido jogar ao meu melhor nível. Quero felicitar o Jannik por mais uma grande exibição. Não há mais nada a dizer. Ele está na final. Foi demasiado forte. Sinto-me desiludido por não me ter movimentado em court tão bem como pensava ou gostaria.

PROBLEMAS FÍSICOS EM FASES DECISIVAS DE GRAND SLAMS: AZAR?

Não acho que seja azar. É a idade, o desgaste acumulado no meu corpo. Por mais que cuide dele de forma completa, a realidade está a bater-me à porta, especialmente no último ano e meio, como nunca antes, sinceramente. É difícil de aceitar para mim, porque sinto que quando estou fresco, quando estou em forma, ainda consigo jogar ténis ao mais alto nível. Já o mostrei este ano. Suponho que jogar à melhor de cinco sets, especialmente esta temporada, tem sido um verdadeiro sofrimento a nível físico para mim. À medida que o torneio avança, pior fico. Chego às rondas finais, cheguei às meias-finais de todos os Slams, mas depois tenho de enfrentar o Sinner e o Alcaraz. Estes rapazes são jovens, fortes, estão em grande forma. Sinto que chego a esses jogos com o depósito de combustível a meio e assim é impossível vencer. É o que é, é uma daquelas coisas que tenho de aceitar e encarar. Tenho de lidar com a realidade e tentar tirar o máximo partido dela, suponho.

DESEJO DE VOLTAR A WIMBLEDON

Seria triste que este fosse o meu último jogo no Court Central de Wimbledon, espero que não seja. Não está nos meus planos terminar a minha carreira hoje em Wimbledon. O meu plano é voltar a este court pelo menos mais uma vez, voltar a jogar no Central, claro.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.