Mboko está nas nuvens: «Nunca esperava chegar aqui tão rápido»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 29, 2025

Victoria Mboko está a ser uma das histórias de Roland Garros. A jovem canadiana de 18 anos furou o qualifying de forma autoritária e já está na terceira ronda, onde vai defrontar a chinesa Qinwen Zheng. Mboko dá cada vez mais que falar e não esconde que se sente nas nuvens.

“Estou muito feliz, há muita coisa a acontecer à minha volta, até nos bastidores. Sinto que a minha família fez um grande trabalho a manter-me afastada de tudo. Estou a desfrutar do momento com os meus irmãos, não tenho muita gente à minha volta. Isso ajuda-me a manter-me tranquila. Quanto ao meu pai, já está reformado, mas sempre trabalhou muito para estar presente em todos os meus treinos, especialmente quando era júnior. Sempre foi muito rigoroso com o meu ténis, fez imenso para eu evoluir, para ter excelentes treinos e treinadores. Muito disto não seria possível sem ele”, reconheceu.

Já com entrada garantida no top 100, após ter começado o ano fora do top 300, Mboko não esconde a surpresa. “Nunca esperava chegar aqui tão rápido, é muito emocionante. Mas nem sabia que já ia entrar no top 100, foram os meus pais que me disseram. É um grande feito. Quem não gostaria de estar entre as 100 melhores do Mundo? Estás entre as melhores, jogas os Grand Slams, para mim é um grande feito tendo em conta que comecei a época fora do top 300. Foi um grande salto a todos os níveis”, confessou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt