Henin: «Iga Świątek entrou num ciclo vicioso e tem de sair dele»

Por José Morgado - Maio 17, 2025

A ex-número um mundial Justine Henin analisou a atual fase de Iga Swiatek, destacando que a tenista polaca enfrenta um momento de pressão e estagnação no seu jogo.

“Ela quer fazer as coisas à sua maneira, especialmente após o estatuto e domínio que teve em terra batida. Muitas vezes esquecemo-nos da pressão que uma jogadora com uma carreira tão jovem e bem-sucedida como a de Iga tem de suportar”, afirmou Henin.

A belga, também vencedora de quatro títulos em Roland Garros, observou que Swiatek parece sobrecarregada por não ver a evolução desejada no seu jogo. “Acho que lhe pesava muito o facto de ver que o seu jogo não estava a evoluir tão rapidamente como ela desejava. A sua vitória no US Open 2022, por exemplo, não foi suficiente para a libertar desse pensamento. Algo foi-se instalando na sua cabeça de forma gradual, a angústia de ver como a concorrência progredia mais nesse aspeto. Tudo isto acaba por pressioná-la até entrar num ciclo vicioso, por isso agora a vemos a lutar tanto contra tudo”, explicou.

Leia também:

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com