This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Ruud: «Roma é drasticamente mais lento do que Madrid»

ROMA. ITÁLIA. Casper Ruud, o campeão de Madrid, entrou com uma boa vitória no ATP Masters 1000 de Roma, ao bater o cazaque Alex Bublik, mas no final do encontro destacou a “brutal diferença de condições de jogo”.
ESTREIA FRENTE A BUBLIK
“Conseguiu fazer um break muito cedo e já sabemos como é este jogador quando está inspirado — é realmente difícil pará-lo, alguém capaz de realizar os golpes mais espetaculares que se podem ver num court de ténis. Por outro lado, também sabemos que vai cometer alguns erros, por isso é preciso manter a concentração e estar focado nos teus objetivos. Pode parecer simples visto de fora, mas muitas vezes é complicado. Às vezes até parece que está a brincar contigo, e é aí que o público também tem um papel fundamental. Felizmente, quando chegámos ao terceiro set, consegui quebrar-lhe o serviço e isso foi suficiente.”
SÓLIDO E AGRESSIVO… AO MESMO TEMPO
“Tudo gira em torno do plano principal e do plano secundário. A minha filosofia diz-me que é preciso sempre devolver mais uma bola, porque nunca se sabe o que pode acontecer — digamos que é a minha forma mais tradicional de jogar. Mas há alturas em que o próprio jogo convida a ser um pouco mais agressivo, seja pelo tipo de adversário, seja pelas condições do court. Há momentos em que se sente mais o medo de perder, mas também há outros em que estamos mais libertos da pressão. O que vejo é que o meu jogo está sempre preparado para competir contra qualquer adversário. Também não quero ser demasiado defensivo, porque depois basta cometer um erro simples para se achar que é o fim do mundo.”
ADAPTAÇÃO A ROMA
“As condições aqui são drasticamente mais lentas do que em Madrid, acho que todos os jogadores te diriam o mesmo. Às vezes é curioso ouvir como os tenistas têm opiniões diferentes sobre quais os courts rápidos ou lentos, mas aqui penso que estamos todos de acordo: Roma é muito mais lento do que Madrid. Todos precisamos de nos adaptar, embora se possa dizer que esta é a terra batida ‘normal’; a de Madrid é que é mais invulgar. Depois de alguns dias de descanso, comecei a treinar na quarta-feira até disputar esta primeira ronda. Amanhã volto a descansar e espero estar pronto para segunda-feira.”
SEMANAS EM MADRID
“Tentei retirar as coisas positivas da final, mais do que pensar no troféu ou em tudo o que foi conquistado. Considero que joguei ali o meu melhor ténis desta temporada — colocava cada bola muito perto do alvo. Mas é realmente difícil voltar a esse momento e refletir sobre o que fiz exatamente para que tudo corresse tão bem ou como encontrei a forma de mostrar a minha melhor versão num determinado jogo. É evidente que esse torneio representa uma base tremenda para esta fase da época em terra batida, e vou tentar focar-me muito nesta semana, porque é isso que me vai permitir voltar a atingir esse nível de rendimento. Como já disse, prefiro concentrar-me mais nos jogos em si do que na conclusão que é levantar o troféu.”
BERRETTINI NA TERCEIRA RONDA…
“Para o circuito, é uma alegria ver o Matteo de volta, uma pessoa que sofreu muitos contratempos, tanto dentro como fora do court, nos últimos três anos. Sabemos que, se estiver livre de lesões, é um jogador com potencial para estar no top 10 — um atleta com muitas armas que o tornam temível, mas que não tem tido muita sorte ultimamente. Claro que temos de falar do seu serviço e da sua direita, as suas duas maiores armas, e nesse sentido temos um estilo de jogo algo semelhante, embora ele seja bastante mais alto. Vai ser uma grande batalha. Lembro-me de que, na altura da COVID, calhou jogarmos aqui, mas foi tudo muito diferente — quase não havia público nas bancadas e toda a gente usava máscara. Era uma atmosfera muito estranha.”
- Categorias:
- ATP World Tour