João Fonseca: «Djokovic pode ser o GOAT, mas Federer é o maior»

Por José Morgado - Fevereiro 20, 2025
Fonseca

RIO DE JANEIRO. BRASIL. João Fonseca perdeu na primeira ronda do Rio Open mas tem dado uma série de entrevistas onde não foge… a qualquer assunto. Numa das últimas, o jovem brasileiro de 18 anos disse ao famoso site ‘Globoesporte’ que continua a preferir Roger Federer a Novak Djokovic, mesmo que admita que o sérvio… é o melhor.

“Federer é o meu ídolo. Não tem como mudar. Podem falar que o Djokovic é o maior de todos os tempos, mas para mim não tem como. Djokovic pode ser o melhor de todos os tempos, mas Federer é o maior. Inigualável”, disparou o brasileiro, que se mostrou ainda muito lisonjeado com os recentes elogios de Carlos Alcaraz. “Ele é alguém muito importante para o nosso desporto. Receber um elogio dele é importante para continuar a acreditar.”

Fonseca contou ainda de ontem vem a sua tão elogiada maturidade. “Eu tenho dois irmãos mais velhos. Acho que isso ajudou bastante, são cinco anos de diferença, né? Então eu ando muito com os amigos do meu irmão. Na pandemia, quando a gente ficou um pouco mais em casa, eu andava muito com ele. Eu não conseguia ver os meus amigos da escola, então ficava um pouco com eles, e consegui criar esse amadurecimento. Também tenho um grupo de amigos mais velhos do ténis mesmo, quando eu tinha 14 anos eles já tinham 16. As pessoas que falam que eu sou mais maduro do que a minha idade, e eu realmente sinto isso, é graças a meus irmãos, minha família.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com