João Fonseca supera Thiago Wild e é o brasileiro mais jovem numa meia-final ATP

Por Bruno da Silva - Fevereiro 14, 2025
joao fonseca buenos aires2
Sergio Llamera/IEB+ Argentina Open

João Fonseca escreveu mais um capítulo histórico para o ténis brasileiro nesta sexta-feira (14) ao derrotar Mariano Navone — após salvar dois match points — rumo às meias-finais do ATP 250 de Buenos Aires.

Aos 18 anos, 5 meses e 3 semanas, Fonseca é o brasileiro mais jovem na Era Open a alcançar as meias-finais de um torneio ATP. O recorde até agora era de Thiago Wild, que tinha 19 anos e 11 meses quando conseguiu o feito no ATP 250 de Santiago em 2020 — torneio em que foi campeão, batendo Casper Ruud na final.

Fonseca enfrenta agora Laslo Djere (112.º da e carrasco de Wild nos ‘quartos’) por uma vaga na final na capital argentina. Caso vá à final, ele vai tornar-se o número 1 do Brasil no ranking masculino.

João Fonseca salva dois match points e vai à primeira meia-final ATP em Buenos Aires

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.