Afinal, do que se queixa Ben Shelton? Chris Evert e Jiri Lehecka entre os que lhe dão razão

Por José Morgado - Janeiro 23, 2025
Shelton

Ben Shelton, apurado para as meias-finais do Australian Open 2025, fez questão de utilizar a sua conferência de imprensa para deixar um recado importante. Já depois de terminadas as perguntas, o norte-americano quis deixar uma crítica forte a algumas das pessoas escolhidas para fazerem entrevistas em court após os encontros, que considerou “embaraçosas e pouco respeitosas”.

Mas a final de contas, a que se refere Ben Shelton? Vamos por partes. O norte-americano citou especificamente três entrevistas: as suas duas últimas — nos oitavos-de-final após derrotar Gael Monfils e nos ‘quartos’ depois de superar Lorenzo Sonego — e ainda aquela realizada a Learner Tien já depois das três da manhã e após ter alcançado a proeza de eliminar Daniil Medvedev na segunda ronda.

ENTREVISTA APÓS OS OITAVOS-DE-FINAL CONTRA MONFILS

Nesta situação específica, o momento que incomodou Shelton foi aquele em que o entrevistador, Roger Rasheed, antigo treinador de Monfils, sugeriu que o francês pudesse ser… pai de Shelton. O norte-americano demonstrou de imediato o seu descontentamento em campo. “Isso é uma piada negra? É melhor não irmos por aí…”

ENTREVISTA APÓS OS QUARTOS-DE-FINAL CONTRA SONEGO

A situação que ocorreu depois da qualificação de Shelton para as meias-finais em Melbourne foi possivelmente ainda mais bizarra. A entrevista de James Sherry tinha de ser rápida porque a organização estava numa corrida contra o tempo para dar início à sessão noturna, mas a segunda de duas perguntas feitas a Shelton… não fez grande sentido, levando um momento de festa para algo… negativo. “Vais defrontar o De Minaur ou o Sinner nas meias-finais. Como vais lidar com o facto de quase ninguém ir torcer por ti?”, questionou Sherry perante a surpresa de Shelton, que também lhe respondeu à altura…

ENTREVISTA (OU TENTATIVA) A TIEN APÓS A VITÓRIA SOBRE MEDVEDEV

A entrevista do ex-tenista australiano John Fitzgerald a Learner Tien foi provavelmente a pior de todas. É que o entrevistador conduziu uma entrevista em que… não fez perguntas. O embaraço do jovem norte-americano de 19 anos foi evidente, ainda que ele tenha tentado disfarçar com um sorriso…

As queixas de Shelton sobre este tema foram apoiadas por vários membros da comunidade do ténis. Foi o caso da lendária Chris Evert, campeã de 18 títulos de Grand Slam e ela própria muitas vezes comentadora em diferentes canais de televisão, ou do checo Jiri Lehecka, que utilizou as suas redes sociais para ‘apoiar’ Shelton na sua ‘dor’.

Shelton ataca imprensa no Australian Open e dá exemplos: «Desrespeitosa e vergonhosa»

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com