Vintage Djokovic derrota Alcaraz e regressa às meias-finais do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 21, 2025
Djokovic

Novak Djokovic, campeão de 24 títulos de Grand Slam — 10 dos quais em Melbourne Park –, voltou a mostrar esta terça-feira que há que contar com ele para os grandes títulos em 2025, mesmo que a caminho dos 38 anos. O campeoníssimo tenista sérvio apurou-se para as meias-finais do Australian Open pela 12.ª vez, ao derrotar nos ‘quartos’ o espanhol Carlos Alcaraz, vencedor de quatro Majors aos 21 anos e em busca de completar o Grand Slam de carreira, por 4-6, 6-4, 6-3 e 6-4, num duelo de 3h40 e que terminou por volta da uma da manhã na Austrália.

Depois de até ter começado o encontro com evidentes problemas físicos, Djokovic pediu assistência médica no final do primeiro set e foi melhorando gradualmente ao longo do encontro, acabando por fazer uma das suas melhores exibições dos últimos anos em torneios de Grand Slam — não ganhava a um top 10 em Majors desde a final do US Open 2023. Alcaraz, provavelmente afetado com todas as circunstâncias, esteve sempre longe do seu melhor e foi alternando pontos espetaculares com… erros em catadupa.

O sérvio acabou por aguentar-se na reta final do encontro — quando parecia que Alcaraz estava a reagir — para marcar duelo com o alemão Alexander Zverev (2.º ATP) nas meias-finais de sexta-feira. Djokovic comanda o confronto direto por 8-4 e os dois não se defrontam desde agosto de 2023.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com