Svitolina continua sem perder com russas desde o início da guerra e regressa aos ‘quartos’ do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 20, 2025
Svitolina

Elina Svitolina, antiga top 3 do Mundo e medalha olímpica nos Jogos de Tóquio’2021, escreveu esta segunda-feira mais uma página bonita numa carreira de grande sucesso, ao qualificar-se para os quartos-de-final de um torneio de Grand Slam pela 12ª vez na sua carreira, terceira desde que regressou após ter sido mãe em 2023.

A tenista ucraniana de 30 anos, atual número 27 do ranking mundial, levou a melhor sobre Veronika Kudermetova, número 75 do Mundo e que vinha a fazer um bom torneio desde de um 2024 para esquecer, por 6-4 e 6-1, num duelo que resolveu em cerca de hora e meia. Svitolina até entrou mal e esteve 1-4 com dois breaks abaixo na primeira partida, mas depois virou para vencer 11 dos últimos 12 jogos do encontro.

Nos quartos-de-final, Svitolina, que procura atingir as meias-finais em Melbourne Park pela primeira vez, vai defrontar a vencedora do encontro entre a cazaque Elena Rybakina e a norte-americana Madison Keys.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com