O futuro é agora! Mensik dá espetáculo e apaga Ruud rumo à terceira ronda do Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 15, 2025

Os miúdos chegaram e querem mandar nisto tudo. Depois de João Fonseca se tornar no primeiro a eliminar um top 10 no quadro masculino do Australian Open 2025, agora foi a vez de outro teenager fazer estragos. Falamos de Jakub Mensik, de 19 anos, que assinou uma exibição fantástica para apagar Casper Ruud (6.º) de Melbourne Park.

O checo, número 48 do Mundo, brilhou em toda a linha para triunfar com os parciais 6-2, 3-6, 6-1 e 6-4, em menos de três horas de encontro. Com um estilo ultra ofensivo, Mensik acumulou uns impressionantes 62 winners contra 30 do nórdico, ao passo que até cometeu menos um erro não forçado (35-36) para confirmar aquela que já é a sua quinta vitória diante de um top 10: duas vezes contra Grigor Dimitrov, duas contra Andrey Rublev e agora Ruud.

Além de ter salvo 7 dos 8 break points que enfrentou, Mensik aproveitou 5 dos 16 que criou e marcou mesmo viagem para a terceira ronda do Australian Open, onde agora irá medir forças com Alejandro Davidovich Fokina ou Felix Auger-Aliassime.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt