Medvedev evita escândalo contra 418 ATP mas gasta cinco sets para avançar no Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 14, 2025

Um enorme escândalo não andou longe de se tornar realidade, mas Daniil Medvedev evitou um dos maiores choques na história do ténis e avançou para a segunda ronda do Australian Open 2025. Pode parecer exagero, mas a verdade é que o vice-campeão em título tremeu muito, esteve a perder por dois sets a um e ainda salvou um break point no quarto set antes de finalmente Kasidit Samrej, o número 418 do ranking ATP.

O quinto classificado da hierarquia mundial masculina avançou com os parciais 6-2, 4-6, 3-6, 6-1 e 6-2, em pouco mais de três horas, num duelo em que perdeu a cabeça várias vezes, frustrado com a dificuldade inesperada que estava a sentir para levar a melhor. O russo foi estatisticamente muito melhor — 48-34 em winners e 34-69 em erros não forçados — mas a verdade é que o wild card tailandês  virou o encontro por completo e teve um ponto de break quando estava 1-1 na quarta partida. Medvedev salvou-o, fez o break de seguida e nunca mais olhou para trás.

Afastada a dúvida, Medvedev vai agora ter pela frente o norte-americano Learner Tien (121.º), que recentemente chegou à final das Next Gen ATP Finals. Tien gastou cinco sets para ultrapassar o argentino Camilo Ugo Carabelli (94.º), por 4-6, 7-6(3), 6-3, 5-7 e 6-4.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt