Incrível: Jaime Faria atropela na estreia em quadros principais de Grand Slam e fica à espera… de Djokovic

Por José Morgado - Janeiro 13, 2025
faria

Jaime Faria, jovem português de 21 anos a competir pela primeira vez no quadro principal de um torneio de Grand Slam, viveu esta segunda-feira uma estreia de absoluto sonho para se qualificar de forma arrasadora para a segunda ronda do Australian Open.

Depois de passar o seu primeiro qualifying em Majors, o tenista nascido em Lisboa, atual número 125 do ranking mundial, atuou em absoluto estado de graça para atropelar o russo Pavel Kotov, 97.º da hierarquia mundial, por 6-1, 6-1 e 7-5, em menos de duas horas de duelo, num encontro em que só quem sabe é que poderia mesmo acreditar que o português estava a jogar o seu primeiro quadro principal de Majors. Faria foi impressionante durante o encontro, mas o segundo set foi o mais incrível, com Jaime e não falhar um único primeiro serviço… e ganhar todos os pontos a sacar.

Na segunda ronda, o tenista que treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor poderá ter a chance única e memorável de defrontar nada mais, nada menos do que… Novak Djokovic, 10 vezes campeão deste torneio, recordista de títulos de Grand Slam e de semanas como número um do Mundo. Primeiro, o sérvio de 37 anos tem de derrotar o norte-americano Nishesh Basavareddy para marcar esse encontro com Faria para a jornada de quarta-feira, provavelmente em plena Rod Laver Arena…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com