Swiatek lembra o momento em que soube do doping: «Foi uma reação muito violenta»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 8, 2024

Iga Swiatek nunca irá esquecer o momento em que foi notificada de que tinha testado positivo num controlo antidoping. A número dois do ranking WTA voltou atrás no tempo para voltar a viver essa situação, revelando como tudo se passou.

“Foi uma reação muito violenta, um misto de incompreensão e pânico. Chorei muito. Quando se notifica algo aos jogadores normalmente é por email, então pensei que era algo comum, mas foi algo muito mais sério. Não consegui ler o email até ao fim porque estava lavada em lágrimas. As pessoas que estavam comigo disseram que a reação foi como se alguém tivesse morrido. Fico feliz por não ter estado sozinha nesse momento”, começou por recordar.

Leia também:

 

Swiatek explicou ainda que fez diferença a capacidade económica que teve para se defender. “O facto de estar à vontade fez-me reunir à minha volta pessoas que me ajudaram. Contratei um advogados norte-americano especialista neste tipo de casos. Ajudou-me ter ganho muito dinheiro e poder gastá-lo na minha defesa sem sequer pestanejar. Sei que muitos desportistas não têm estas oportunidades e acho que é algo que os pode trazer, porque eu paguei por todo o processo e foram uns 90 mil dólares”, confessou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt