Struff vira sobre Shapovalov e coloca a Alemanha nas meias-finais da Davis

Por José Morgado - Novembro 20, 2024
Struff

A seleção da Alemanha confirmou esta quarta-feira o regresso às meias-finais da Taça Davis, mesmo sem contar com a sua grande estrela — Alexander Zverev –, que voltou a optar por não viajar até Málaga.

O veterano Jan Lennard Struff (34 anos e 43.º ATP) assumiu a responsabilidade e estatuto de melhor jogador do país na eliminatória e derrotou o canadiano Denis Shapovalov, 25 anos, 56.º ATP e recentemente em grande forma depois de conquistar o título no ATP 250 de Belgrado, por 4-6, 7-5 e 7-6(5), virando um encontro em que o canadiano se perdeu completamente nas suas próprias duplas faltas na reta final do encontro. Disparou 13, a última no match point a 5-6 no tie-break.

Antes, Daniel Altmaier (88.º ATP) já tinha feito a sua parte ao derrotar com uma excelente exibição o canadiano Gabriel Diallo (86.º), por 7-6(5) e 6-4.

A Alemanha vai defrontar os Países Baixos na primeira meia-final, na sexta-feira, garantindo de todas as formas uma finalista surpresa nas Davis Cup Finals. Até porque a eliminada Espanha era a grande candidata à final nesta metade do quadro…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com