Matilde Jorge ultrapassa Tânia Couto e é a oitava melhor portuguesa de sempre no ranking WTA

Por José Morgado - Outubro 28, 2024
matilde-jorge
FOTO: Beatriz Ruivo

Matilde Jorge, de 20 anos, registou esta segunda-feira mais uma subida importante no ranking WTA, confirmando o excelente momento de forma que tem vivido nos últimos meses. Depois de boas semanas no Algarve, a vimaranense subiu ao 335.º posto do ranking mundial, tornando-se assim na oitava melhor portuguesa de sempre nessa hierarquia. Ultrapassou Tânia Couto (345.ª em 1993) e fica a apenas um lugar de Magali De Lattre (334.ª em 2011).

Michelle Larcher de Brito (79.ª em 2009) continua a ser a única portuguesa a ter entrado no top 100, ao passo que Francisca Jorge, atual número um portuguesa e irmã mais velha de Matilde, é a sexta melhor portuguesa de sempre (foi 176.ª e esta semana é 190.ª).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com