Faria sobe a 120.º ATP e Araújo é o 23.º português de sempre a entrar no top 500

Por José Morgado - Outubro 28, 2024
faria

Jaime Faria, campeão do Challenger 100 de Curitiba, este domingo, é o grande destaque português na atualização do ranking ATP desta segunda-feira. O atual número dois nacional, que começou 2024 fora do top 400 ATP, é o novo 120.º colocado do ranking mundial, consolidando o seu estatuto de nono melhor tenista português de sempre na classificação ATP e aproximando-se do recorde pessoal de João Cunha e Silva, o oitavo melhor de sempre, que chegou a ser 108.º nos anos 1990.

Mas Faria não é o único destaque da semana no ranking ATP entre os portugueses. Frederico Silva, ex-top 200 ATP, está de regresso ao top 400 depois do título no ITF M25 de Sintra 2, o seu segundo do ano, depois da conquista no M25 de Castelo Branco, no verão.

Pedro Araújo, de 22 anos, torna-se também esta segunda-feira no 23.º tenista português de sempre a entrar no top 500 ATP, subindo ao 476.º posto da hierarquia mundial. Araújo, que há um ano estava fora do top 900, tem tido uma época de importantes feitos, com a conquista dos seus dois primeiros títulos ITF de singulares (ITF M15, ambos em Monastir, na Tunísia) e mais quatro meias-finais em torneios ITF M25 disputados em Portugal (Vila Real de Santo António, Loulé, Porto e Sintra 2).

Gastão Elias (reaproxima-se do top 300), Duarte Vale (perto do seu máximo de carreira (480.º) e João Domingues (ultrapassa Tiago Pereira) também registaram subidas.

TOP 10 PORTUGUÊS NO RANKING ATP:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com