Pesadelo ainda não acabou: WADA pede mais informações sobre o caso de Sinner e ainda pode recorrer

Por José Morgado - September 10, 2024

Volte face. A WADA, Agência Mundial de Antidoping, que optou por inicialmente não recorrer da decisão do ITIA (Entidade para a Integridade do Ténis) sobre o doping de Jannik Sinner, mas manteve o caso em aberto, pedindo mais documentação adicional.

A informação é do jornal ‘Corriere della Sera’, de Itália. O pedido adia o prazo para a possibilidade de interposição de recurso pela agência no caso de doping de Clostebol do tenista número 1 do mundo. O secretariado do Tribunal Internacional de Arbitragem do Desporto (TAS) confirmou ao jornal italiano na manhã de terça-feira que a WADA não interpôs recurso contra a decisão da ITIA (International Tennis Integrity Agência) do dia 19 de agosto, que isentou Jannik Sinner de qualquer responsabilidade pela dupla positividade a Clostebol em março passado, para a qual o prazo de recurso inicial de recurso (21 dias) esgotou.

Mas de Montreal, sede da Agência, chegam notícias de que a WADA considera “o caso ainda aberto e a investigação em curso” com base num parágrafo do artigo 13.2 do Código Antidopagem (13.2.3.5, reservado apenas à agência e não por exemplo, na Nado Italia) que lhe permite iniciar o prazo de 21 dias para recurso a partir do momento em que receba documentação adicional sobre o caso especificamente solicitada à ITIA, a agência independente que julga casos de doping no ténis.

A WADA ainda não ficou satisfeita com as quase 50 páginas detalhadas da sentença e que solicitou informações adicionais específicas, mas não deseja comunicar a data em que recebeu (ou se recebeu) a documentação solicitada.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.