This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
WTA muda pontuação das Finals e tenistas deixam de garantir pontos por derrotas
O WTA Tour divulgou a nova distribuição de pontos para as WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada. Em 2024, o evento vai decorrer em Riade, na Arábia Saudita, de 2 a 9 de novembro.
Até ao ano passado, cada tenista ganhava 125 pontos por cada partida disputada na fase de grupos e mais 125 pontos por vitória. Agora, a pontuação vai apenas para a tenista que ganhar o respetivo encontro — 200 pontos por cada triunfo. Ou seja, se uma tenista não ganhar encontros nas WTA Finals, sai do torneio… sem pontos. É assim que também acontece há muitos anos nas ATP Finals!
A campeã, se for invicta, fatura 1500 pontos pelo título do WTA Finals. A vice-campeã leva 1000 pontos, caso não perca nenhuma partida até à final e as duas semifinalistas ganham 600 pontos, também se avançarem com três vitórias na fase de grupos.
Campeã de Roland Garros e de quatro WTAs 1000 apenas nesta temporada, a polonesa Iga Swiatek é para já a primeira e única qualificada para as WTA Finals. A polaca de 23 anos soma 7.475 pontos.
- Categorias:
- WTA