Shapovalov fica com os pontos mas paga 36 mil dólares após desqualificação em Washington

Por José Morgado - Agosto 5, 2024

Denis Shapovalov regressou aos bons resultados na última semana no ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos, mas a sua participação terminou de forma abrupta nos quartos-de-final, quando foi desqualificado em pleno match point diante do norte-americano Ben Shelton. As regras mandam que a desqualificação signifique perda automática de pontos e de prize-money, mas um recurso de Shapovalov fez o ATP voltar com a palavra atrás.

Em comunicado, o circuito anunciou que Shapovalov mantém os 100 pontos somados pelos ‘quartos’ em Washington, reaproximando-se assim do top 100 ATP, e ainda recebe o seu prize-money de 53 mil dólares, ao qual lhe é deduzida no entanto uma multa de 36 mil dólares.

Shapovalov grita para adepto e é desqualificado contra Shelton… a enfrentar match points

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com