Rune impressiona na estreia em Hamburgo; Wawrinka despede-se em Gstaad

Por José Morgado - Julho 16, 2024

Holger Rune, número 17 do ranking ATP, vive uma fase desafiante da sua carreira. Depois de ter desapontado na primeira metade do ano e de ter tombado de dentro do top 8 para fora dos 16 primeiros, o dinamarquês de 21 anos tem uma boa chance de somar pontos nesta fase da época, uma vez que em 2023 não venceu qualquer encontro entre julho e setembro. E para já… começou bem.

Rune avançou para a segunda ronda do ATP 500 de Hamburgo, onde é o segundo cabeça-de-série, ao derrotou o húngaro Fábian Marozsan (45.º ATP) com uma exibição de excelente nível, por 6-4 e 6-4. O escandinavo terminou o encontro com 27 winners e 12 erros não-forçados. Marca duelo na quinta-feira com o argentino Marco Trungelitti.

Em sentido inverso, o experiente suíço Stan Wawrinka, oitavo cabeça-de-série no ATP 250 de Gstaad, não conseguiu inverter o momento menos bom da sua carreira e foi rapidamente eliminado na primeira ronda de um dos maiores torneios do seu país. O veterano de 39 anos caiu diante do esloveno Lukas Klein num duelo muito apertado, por 7-6(4), 2-6 e 7-5, em mais de duas horas de batalha.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com