Francesa Gracheva encanta Paris rumo aos ‘oitavos’ e Rybakina continua imparável

Por José Morgado - Junho 1, 2024
gracheva

PARIS. FRANÇA. Varvara Gracheva, de 23 anos, nasceu em Moscovo mas está a encantar o público francês. A competir pela primeira vez em Roland Garros desde que se naturalizou francesa no verão passado, a jovem tenista está a viver a melhor semana da sua carreira e este sábado apurou-se mesmo para os oitavos-de-final de um torneio de Grand Slam pela primeira vez. E com categoria!

A francesa, 88.ª WTA e que na primeira ronda surpreendeu tudo e todos ao eliminar e grega Maria Sakkari, derrotou na terceira ronda da prova a romena Irina Begu, 127.ª WTA, num estádio Suzanne Lenglen a rebentar pelas costuras, por 7-5 e 6-3, garantindo que França vai ter dois jogadores na segunda semana em singulares: Corentin Moutet nos homens e Gracheva nas mulheres. Varvara aguarda agora pela vencedora do embate entre a norte-americana Peyton Stearns e a russa Mirra Andreeva para saber quem defronta na segunda-feira.

Quem continua imparável… é Elena Rybakina. A cazaque, número quatro do Mundo, — que tal como Gracheva nasceu em Moscovo –, voltou a não perder sets rumo aos oitavos-de-final, ao despachar na terceira ronda a belga Elise Mertens (27.ª) por 6-4 e 6-2, depois de até ter tido break abaixo no primeiro set. Aguarda por Elina Svitolina ou Ana Bogdan na próxima fase.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com