Finalista júnior de Wimbledon apanhada nas malhas do doping

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 9, 2024

Nikola Bartunkova, jovem tenista checa de 18 anos, uma das mais talentosas da sua geração, foi suspensa provisoriamente depois de ser apanhada nas malhas do doping. A vice-campeã júnior de Wimbledon em 2023, e atual número 282 do Mundo, testou positivo a trimetazidina em dois controlos antidoping realizados já este ano.

A primeira vez em que deu positivo à referida substância foi durante um ITF W50 na Eslováquia, em fevereiro, antes de se repetir o teste positivo num ITF W75 na Eslovénia, em março. O medicamento pode ser utilizado para tratar uma doença cardiovascular e até poderia haver uma autorização para uso terapêutico, mas Bartunkova nunca fez qualquer requisição.

Assim, Bartunkova fica impedida de disputar qualquer torneio ou sequer estar em locais de competição até que a Agência Internacional para a Integridade no Ténis chegue a uma decisão em relação a este caso.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt