Swiatek arrasa, conquista WTA Finals e volta a ser número 1

Por José Morgado - Novembro 6, 2023
swiatek-troféu

Iga Swiatek conquistou esta segunda-feira, aos 22 anos, mais um grande título para o seu já recheado palmarés, ao conquistar as WTA Finals pela primeira vez na cidade mexicana de Cancún. A polaca garante também o regresso à liderança do ranking mundial, onde vai terminar pelo segundo ano seguido. A polaca recupera a liderança WTA perdida depois do US Open para a bielorrussa Aryna Sabalenka, que não conseguiu estar à altura das expectativas desde que subiu ao topo da hierarquia feminina.

Na final da prova, Swiatek derrotou a norte-americana Jessica Pegula, número 5 WTA, por 6-1 e 60, em apenas 59 minutos. A polaca venceu 11 jogos consecutivos a partir de 1-1 no primeiro set, tendo dado uma imagem muito pobre do seu ténis, numa final que acabou por condizer com um torneio que ficará na história como um dos maiores falhanços organizativos dos quase 50 anos de história do circuito profissional feminino.

Só se safou mesmo a semana de luxo de Swiatek, que somou uma 11.ª vitória seguida para fechar a temporada com chave de ouro…

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com