Zhang afirma que muitos jovens chineses passaram a acreditar que podem atacar o top 100

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 25, 2023

Zhizhen Zhang lidera o ténis chinês no ranking ATP, ao ocupar o 79.º posto da hierarquia mundial masculina. O asiático tem alcançado vários feitos importantes e desbravado caminho com Yibing Wu no que ao ténis chinês masculino diz respeito, sendo que vê esse impacto de forma clara no seu país.

“Eu, o Yibing Wu e o Junsheng Shang conhecemo-nos bem, claro. Somos amigos fora do court, mas dentro não. Também há outros fora do top 200 que não puderam competir durante a pandemia. Foi difícil para nós. Agora estão a tentar voltar em torneios Challenger ou ITF na Ásia. Com sorte também vão subir rapidamente. Muitos jogadores jovens perceberam que não é impossível entrar no top 100 e começam a acreditar neles próprios. É uma motivação para eles”, explicou.

Leia também:

 

Sobre o patamar que ainda espera atingir, Zhang mostra-se realista. “Acho que ainda estou longe do nível mais alto. Ainda só estamos a começar. Entrei no top 100, que é um primeiro passo, mas tenho de manter o nível. É preciso manter-me sólido e há muita coisa por melhorar”, sublinhou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt