Treinador diz que Musetti tanto vai de nível top 10 para… fora do top 100

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 22, 2023

Lorenzo Musetti é o número 16 do Mundo aos 21 anos, sendo considerado um dos tenistas mais talentosos da sua geração. Até onde poderá chegar? Ninguém sabe. Mas Simone Tartarini, o seu treinador, fala de forma curiosa sobre o potencial de Musetti. Para o bem e para o mal.

“Quando exprime o seu ténis, Lorenzo está entre os sete ou oito melhores do Mundo. Quando não o faz, é um tenista fora do top 100. O problema do Lorenzo não é o seu nível técnico-tática, que para mim é até melhor do que o de muitos do top 10. É que para estar nesses lugares há que ganhar encontros mesmo quando as coisas não correm bem”, analisou ao portal Ubitennis.

Leia também:

 

Para já, Musetti está a tentar brilhar em relva, com quartos-de-final consecutivos em Estugarda e no ATP 500 de Londres. Uma superfície que gera muito entusiasmo, embora as oportunidades só agora surjam. “Em criança sempre sonhou jogar em relva, mas infelizmente sempre jogou pouco. Como júnior chegou aos quartos-de-final aos 16 anos, mas no ano seguinte não fez o torneio para subir no ranking. No ano seguinte não tinha pontos ATP suficientes e em 2020 não houve torneio por causa da Covid. Em 2021 calhou o Hurkacz na primeira ronda e em 2022 o Fritz”, recordou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt