Afinal, o que é que Djokovic tinha no peito? Nanotecnologia explica tudo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 1, 2023

Uma imagem rapidamente deu que falar no encontro de Novak Djokovic com Marton Fucsovics, na segunda ronda de Roland Garros. É que saltou à vista algo que o sérvio tinha no peito, uma espécie de adesivo a colar um pequeno aparelho. Nole foi questionado sobre isso na conferência de imprensa e brincou com o facto de estar a tentar imitar o Iron Man, mas rapidamente se percebeu do que se tratava.

Ora, trata-se de um pequeno aparelho produzido pela empresa italiana Tao Patch, que tem como função primordial melhorar as prestações de um atleta. Tal como Djokovic aflorou, é um nano-dispositivo de tecnologia portátil que tem duas capas de nano-cristais que transformam o calor do corpo em fototerapia. A própria empresa partilhou as palavras de Djokovic e, como se pode ler no site da Tao Patch, o aparelho envia até 130 sinais terapêuticos, que também têm com objetivo melhorar a postura.

Leia também:

 

“Tao Patch ajuda o teu corpo a reequilibrar-se, o que leva a um surpreendente número de benefícios. Os nossos diferentes protocolos podem ajudar com diferentes sintomas, entre os quais melhorar a postura do corpo humano, o equilíbrio e a flexibilidade, aumentar o rendimento desportivo e reduzir o stress, a ansiedade e a dor crónica”, pode ler-se na descrição do produto.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt