Ministra francesa dá puxão de orelhas a Djokovic devido a mensagem sobre Kosovo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 31, 2023
djokovic

Novak Djokovic deu que falar depois da primeira ronda de Roland Garros, ao escrever uma mensagem política na câmara. “Kosovo é o coração da Sérvia”, podia ler-se, numa atitude que gerou polémica. O torneio emitiu um comunicado a dizer que o número três do Mundo estava dentro dos limites, mas a ministra dos Desportos de França veio a público dar um puxão de orelhas ao sérvio.

“Não foi algo apropriado, claramente. Foi uma atitude militante e muito política e não deve ser repetida num torneio em que há um princípio de neutralidade”, disse Amélie Oudéa-Castera, numa entrevista ao France2.

Leia também:

 

Refira-se que a tensão tem aumentado no Kosovo, com confrontos violentos entre membros da força internacional para o Kosovo e manifestantes sérvios. Na base está a eleição de quatro autarcas albaneses para o norte do país, numa altura em que a Sérvia volta a contestar a independência do Kosovo.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt