Relembre como foi Roland Garros 2004, última edição sem Rafael Nadal

Por Marcela Linhares - Maio 18, 2023
Gastón Gaudio
Divulgação

Foi divulgada de forma oficial nessa quinta-feira (18) que Rafael Nadal não vai disputar essa edição de Roland Garros. O espanhol, que conquistou 14 títulos no segundo Grand Slam da temporada, vai se ausentar do torneio pela primeira vez desde 2004. Relembre aqui mais sobre o slam francês na última vez em que Rafa não esteve presente.

A edição de 2004 de Roland Garros ficou marcada por ter sido a primeira vez desde 1999 que o torneio protagonizava uma virada com um dos tenistas saindo de dois sets abaixo. Para conquistar o título, Gastón Gaudio venceu o compatriota Guillermo Coria com as seguintes parciais: 0-6, 3-6, 6-4, 6-1 e 8-6. Gaudio ainda salvou dois championship points e se tornou o primeiro argentino a vencer um major desde que Guillermo Vilas conquistou o Australian Open em 1979.

ZEBRA

Uma das maiores surpresas no torneio foi a queda precoce de Juan Carlos Ferrero, atualmente conhecido também por ser treinador de Carlos Alcaraz, já que ele era o atual campeão e caiu na segunda rodada para Igor Andreev. A derrota do espanhol também marcou a primeira vez em que perdeu em Roland Garros antes das semifinais.

BRASILEIROS

Outro fato interessante dessa edição foi o fato de ter sido o primeiro slam que Roger Federer estava disputando como número 1 do ranking, mas caiu na terceira rodada para o tricampeão Gustavo Kuerten. Guga, por sua vez, avançou no torneio e caiu nas quartas de final para David Nalbandian.

Além de Guga, outros dois brasileiros disputaram o torneio: Flávio Saretta e Ricardo Mello, mas os dois foram superados na primeira rodada. Enquanto Saretta perdeu para o espanhol Albert Costa, Mello, que entrou na chave principal após furar o qualificatório, perdeu para o holandês Raemon Sluiter.

SITUAÇÃO DE RAFAEL NADAL

Aos que se perguntam sobre Rafael Nadal, o espanhol já era profissional na época, mas não disputou o torneio por conta de uma lesão no joelho. 2004, inclusive, foi o ano que Nadal conquistou o primeiro título de ATP da carreira após ter sido campeão em Sopot.

CHAVE FEMININA

No feminino, a final foi 100% russa. Anastasia Myskina levou a melhor contra Elena Dementieva se tornando a primeira tenista da Rússia a vencer um título de Grand Slam. Além disso, Myskina se tornou a primeira jogadora da Era Aberta a salvar match point em sua campanha e, no final ser campeã de Roland Garros quando conseguiu tal feito passando por Svetlana Kuznetsova nas oitavas.

DUPLAS

Pela chave masculina, os belgas Xavier Malisse e Olivier Rochus levaram a melhor em duplo 7-5 contra os tenistas da casa Michael Llodra e Fabrice Santoro. Já na chave feminina, Virginia Ruano Pascual e Paola Suárez foram campeãs passando por Svetlana Kuznetsova e Elena Likhotseva.

 

Confira aqui quais eram os cabeças de chave (masculino simples):

  1. Roger Federer
  2. Andy Roddick
  3. Guillermo Coria
  4. Juan Carlos Ferrero
  5. Carlos Moya
  6. Andre Agassi
  7. Rainer Schüttler
  8. David Nalbandian
  9. Tim Henman
  10. Sébastien Grosjean
  11. Nicolás Massú
  12. Lleyton Hewitt
  13. Paradorn Srichaphan
  14. Jiri Novak
  15. Sjeng Schalken (não disputou por conta de infecção viral)
  16. Fernando González
  17. Tommy Robredo
  18. Mark Philippoussis
  19. Martin Verkerk
  20. Marat Safin
  21. Andrei Pavel
  22. Juan Ignacio Chela
  23. Feliciano López
  24. Jonas Björkman
  25. Ivan Ljubicic
  26. Albert Costa
  27. Vince Spadea
  28. Gustavo Kuerten
  29. Max Mirnyi
  30. Mariano Zabaleta
  31. Dominik Hrbaty
  32. Arnaud Clément
Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.