Os números assombrosos de Swiatek em terra batida após mais um título

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 23, 2023

Iga Swiatek conquistou mais um título em terra batida. E novidades? É que a polaca continua a mostrar um nível realmente assombroso no pó de tijolo, ao ponto de se tornar basicamente imbatível na superfície. Desta feita, a número um do Mundo superou a vice-líder, Aryna Sabalenka, para vencer o WTA 500 de Estugarda, ampliando um registo surreal a partir de Roland Garros em 2020, quando se apresentou definitivamente no mundo do ténis.

Basta ver que soma 41 triunfos em terra batida e somente… três derrotas. Este caminho quase perfeito espraia-se por nove torneios, pelo que arrebatou seis troféus e deixou apenas três ficar pelo caminho, sendo que é fácil destacar quais foram esses três percalços daquela que é considerada, e com justiça, a rainha da terra batida nos dias que correm.

A última vez que cedeu no pó de tijolo foi em Varsóvia’2022, com Caroline Garcia a surpreender com os parciais 6-1, 1-6 e 6-4. Antes disso… só mesmo em 2021. Nos quartos-de-final de Roland Garros nessa temporada, Maria Sakkari superiorizou-se com 6-4 e 6-4 no marcador, ao passo que Ashleigh Barty, entretanto retirada, bateu Swiatek nos ‘oitavos’ do WTA 1000 de Madrid, por 7-5 e 6-4. Quem será a próxima a alcançar esse feito?

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt