Francisca Jorge alcança uma das melhores vitórias da carreira e Portugal-Grécia decide-se no par

Por José Morgado - Abril 14, 2023
Jorge
FOTO: Sara Falcão/FPT

Francisca Jorge, número um nacional e 314.ª colocada do ranking WTA, alcançou esta sexta-feira uma das melhores vitórias da sua carreira para igualar o confronto entre Portugal e Grécia (1-1) no Grupo II da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup, que segue para o par decisivo com o resultado de 1-1.

Num duelo que define quem fica em primeiro lugar da Pool A e depois de Valentini Grammatikopoulou (202.ª WTA) ter derrotado Matilde Jorge (629.ª) por 6-3 e 6-2, Kika, de 21 anos, fez uma exibição de encher o olho no Centralito para derrotar a grega Despina Papamichail, 151.ª e número um grega na ausência da doente Maria Sakkari (9.ª), por 7-5 e 7-6(3), em mais de duas horas de uma grande batalha.

Tudo se decide agora nos pares, onde as manas portuguesas são favoritas. Quem ganhar defrontar no sábado a seleção da Geórgia na luta pela subida de divisão, ao passo que quem perder joga com a Estónia.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com