[VÍDEO] Primeiro duelo entre Federer e Nadal aconteceu há 19 anos: veja como foi

Por Marcela Linhares - Março 28, 2023
Federer Nadal
Divulgação

O dia 28 de março é uma data que para alguns pode passar despercebida, mas que marca um dia importante para o mundo do ténis. Nessa terça-feira completa 19 anos em que Roger Federer e Rafael Nadal se enfrentaram pela primeira vez na carreira.

Foi exatamente o Masters 1000 de Miami que foi usado como palco para iniciar uma das maiores rivalidades do ténis e que acabou encerrada com 40 jogos entre eles, com 24 vitórias a favor do espanhol.

Naquela partida, realizada em 2004 e a contar para terceira ronda do torneio norte-americano, Nadal venceu o suíço, que era número um do ranking, anotando duplo 6-3 em cerca de 1h10. Federer vinha de 12 vitórias consecutivas já que vinha de títulos no Dubai e Indian Wells.

Dos 40 jogos da rivalidade FeDal, como eram conhecidos os duelos entre Federer e Nadal, 20 foram disputados em piso rápido, 16 em terra batida e quatro em relva. O suíço liderou na relva com três vitórias na superfície enquanto Rafa teve apenas duas derrotas na terra batida contra Roger. O piso mais equilibrado entre os dois foi o rápido, que contou com Federer anotando 11 vitórias contra nove do espanhol.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.