Alcaraz e o regresso ao número um: «Djokovic não jogou, foi mais fácil»

Por Nuno Chaves - Março 20, 2023
Foto: EPA

Carlos Alcaraz é o homem do momento depois de conquistar o ATP 1000 de Indian Wells e recuperar a liderança do ranking mundial, que era ocupada por Novak Djokovic. O tenista espanhol concluiu uma semana de sonho onde não perdeu qualquer set, tendo demonstrado um ténis de alto nível.

MELHORIAS NO SEU JOGO DESDE O DUELO COM MEDVEDEV EM 2021 EM WIMBLEDON

O que mais melhorei foi a mentalidade. Ganhei muita experiência desde aquele encontro. Eu era novo no circuito em Wimbledon. Mas agora já joguei muitos grandes encontros e ganhei muitos títulos que me deram muita confiança e experiência. Agora sei como lidar com os momentos difíceis.

REGRESSO AO NÚMERO UM

Significa muito para mim recuperar o número um. Para mim era um objetivo mas não vou dizer que ia ser fácil mas foi mais fácil porque o Djokovic não jogou. Mas ser número um e ir a Miami dá-me muita confiança para jogar o meu melhor ténis.

Leia também:
Nadal felicita Alcaraz pelo regresso à liderança do ranking mundial e título em Indian Wells
Alcaraz pode perder a liderança ATP já em Miami: as contas são simples
Alcaraz é o mais jovem de sempre a festejar um hat trick muito raro

LIDAR COM AS LESÕES

Comecei a temporada muito bem depois de ganhar Buenos Aires e fazer final no Rio mas sofri muito com as lesões esta temporada. Lesionei-me nas pernas durante quatro meses e foi duro para mim manter-me forte mentalmente porque perdi torneios que queria jogar mas trabalhei muito com a minha equipa. Isso é o mais importante, acreditar em ti mesmo, no trabalho e na tua equipa.

MIAMI OPEN

Vou ter alguns dias para me desligar. O meu irmão e um amigo meu vêm ter comigo de Espanha. Vou passar tempo com eles para estar relaxado e distrair a minha mente um pouco. Diria que na quarta-feira vou começar a treinar para me habituar às condições. Assim que começar a treinar, só me vou focar em Miami.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.