Gonçalo Oliveira luta rumo às meias-finais de Portimão

Por José Morgado - Março 17, 2023

Gonçalo Oliveira, número 489 do ranking mundial, garantiu esta sexta-feira uma vaga nas meias-finais do ITF M25 de Portimão, a última das seis competições internacionais disputadas por estas semanas no Algarve. O tenista que vive muito perto deste torneio — no Alvor — atinge uma segunda meia-final nesta série, depois de ter sido campeão em Loulé, há duas semanas.

Nos quartos-de-final, o portuense de 28 anos derrotou o dinamarquês August Holmgren, 482.º ATP, numa batalha fantástica, por 6-7(5), 7-6(5) e 6-3, em quase três horas de um duelo emocionante e bem disputado, no qual os dois jogadores serviram muito bem. Oliveira, por exemplo, não enfrentou… um único break point.

Pelo caminho nos quartos-de-final ficou Fábio Coelho (1011.º), eliminado pelo britânico Aidan McHugh, 431.º e que na véspera salvou match point diante do português Pedro Araújo, por 6-4 e 6-2, em 1h41.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com