Líder da ATP desapontado: «Queríamos ver Djokovic em todos os torneios»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 9, 2023
djokovic-belgrado

Novak Djokovic é uma das grandes ausências do Masters 1000 de Indian Wells. Enquanto Rafael Nadal, por exemplo, não se encontra na Califórnia devido a lesão, o número um do Mundo viu o governo norte-americano manter a porta fechada perante o facto de não estar vacinado, algo que deixou Andrea Gaudenzi, líder da ATP, desapontado.

“Não é uma decisão de Indian Wells mas, sim, dos Estados Unidos. É uma lei federal. Infelizmente, lamentamos isso e queríamos ver Djokovic, o nosso número um, em todos os torneios. Lamentos especialmente porque as restrições da Covid-19 aliviaram um pouco em todos os países e também os Estados Unidos vão abrir em breve. É uma pena que Djokovic não esteja”, apontou ao portal Ubitennis.

Leia também:

 

Gaudenzi falou ainda sobre uma outra questão apetecível… para os melhores do Mundo. É que houve um aumento de um bónus para os jogadores que terminarem no top 30, uma medida que visa aumentar a participação e o foco destes nos Masters 1000 e nas ATP Finals, como explica o italiano.

“O bónus sempre existiu e rondava os 11 milhões de dólares para 11 jogadores. Este ano subiu para 20 milhões por 30 jogadores. É pago em função da classificação de fim de ano, pelo que é um incentivo para que joguem os Masters 1000 e as ATP Finals. A diferença em relação ao ano passado é que só contam os pontos dos Masters 1000 e das ATP Finals. Antes também contavam os Grand Slams”, referiu.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt