OFICIAL: Nadal desiste de Indian Wells e tem top 10 ainda mais em risco 18 anos depois

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 28, 2023
nadal-lesao-inicio-2023

Agora já é mesmo oficial. Os sinais estavam todos lá e agora ficou confirmado que Rafael Nadal não vai jogar o Masters 1000 de Indian Wells. O espanhol, número oito do ranking ATP, até voltou a treinar recentemente na sua academia, mas ainda não se encontra apto para competir, com o próprio torneio norte-americano a confirmar que Rafa é uma baixa confirmada.

Lesionado na segunda ronda do Australian Open, Nadal mantém a incerteza sobre se disputará o Masters 1000 de Miami, embora até isso possa ser pouco provável, tendo em conta que foi visto a treinar em terra batida. O que é cada vez mais certo é que a saída do top 10 pode mesmo ser definitivamente consumada quando caírem os pontos de Indian Wells, uma vez que Nadal atingiu a final do ano passado, com 600 pontos para defender. Na melhor das hipóteses, será 10.º depois do torneio da Califórnia terminar.

Há um cenário em que Nadal sai do top 10 já esta segunda-feira — Holger Rune tem de chegar à final de Acapulco e a final do Dubai tem de ser entre Felix Auger-Aliassime Hubert Hurkacz –, mas depois de Indian Wells é quase impossível evitar a queda. Tudo indica que vai chegar ao fim uma das sequências mais incríveis da história do ténis, já que o espanhol não sai do top 10… desde que entrou, então no dia 25 de abril de 2005, há quase 18 anos.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt