Thiago Monteiro vence longo duelo contra Thiem e faz a festa no Rio Open

Por Bruno da Silva - Fevereiro 21, 2023
monteiro thiem rio open
FotoJump/Rio Open

Em duelo duríssimo, de quase três horas, o brasileiro Thiago Monteiro (83º da ATP) derrotou o ex-top 3 Dominic Thiem, atual 96º do mundo, na estreia do Rio Open 2023 nesta segunda-feira (20). Para a festa dos adeptos na quadra Guga Kuerten, o dono da casa anotou 6-1, 3-6 e 7-6(2), em 2h46. Este foi o primeiro confronto entre os dois.

Monteiro fez um primeiro set absolutamente tranquilo. Contando com um Thiem apático, o brasileiro aproveitou a maioria das bolas curtas que teve, perdeu apenas três pontos no serviço e precisou de apenas 26 minutos para fazer 6-1. O austríaco só teve dois winners, contra sete do brasileiro, e cometeu dez erros não-forçados. O ex-top 3 conseguiu evitar o ‘pneu’ confirmando o serviço no sexto jogo, mas viu o número 1 do Brasil sair na frente na sequência.

Thiem, campeão do torneio em 2017, voltou para o segundo parcial com uma postura bem mais agressiva e passou de dois para 12 winners, mesmo ainda cometendo mais erros não-forçados. O austríaco conseguiu a primeira quebra da partida no quarto jogo, abrindo 3-1 e só foi ameaçado quando servia para fechar em 5-3. Monteiro lutou até o fim e chegou a ter dois break points no nono jogo, para devolver a quebra, mas não conseguiu. Assim, o ex-top 3 anotou 6-3, após 50 minutos.

thiem rio open

FotoJump/Rio Open

No set final, Thiem manteve uma consistência no saque melhor do que Monteiro, mas o brasileiro resistiu aos momentos difíceis. Ele salvou um break point no primeiro game, dois no terceiro e confirmou após um deuce no quinto, mantendo o parcial sem quebras até o tie-break.

No desempate, o primeiro mini-break foi a favor de Monteiro, logo no início e depois contou com outro erro de Thiem para abrir 5-1. Após um ponto fantástico para oportunizar quatro match points em 6-2, o brasileiro descolou um grande saque para fechar a partida e fazer a festa da torcida da casa.

Sequência do torneio

Na próxima fase, Monteiro encara o vencedor do confronto entre Cameron Norrie, 13 do mundo e cabeça de chave 2, e o lucky loser Juan Manuel Cerúndolo (107º).

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.