Swiatek fala de lição aprendida no Australian Open após título em Doha

Por José Morgado - Fevereiro 20, 2023
swiatek

A polaca Iga Swiatek, número um do Mundo, reagiu à desilusão da derrota nos oitavos-de-final do Australian Open com um título supersónico em Doha, onde perdeu somente cinco jogos e menos de três horas para vencer o troféu. No final da semana e antes de se estrear no WTA 1000 do Dubai, a líder WTA  analisou as suas últimas semanas.

“Utilizei o tempo depois do Australian Open da forma mais correta e trabalhei na minha técnica e na minha parte mental. Aprendi a lição com a minha derrota no Australian Open. Dei conta de que tenho de estar em court com mais energia e correr mais. Dar mais. Em Doha consegui fazê-lo. Janeiro era o início do ano, a minha pré-temporada foi intensa mas no Australian Open naquele dia a Elena Rybakina mereceu vencer. Estava em boa forma”, confessou a polaca na chegada ao Dubai.

Swiatek lembra que… nem tudo é tenista. “No ano passado tentei focar-me noutras coisas para além do ténis. Visitei locais muito bonitos. Foi muito agradável. Esta época quero continuar a fazer isso porque abre-me outras perspetivas na minha vida”, assumiu.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com