Vale salva 10 (!) match points mas não evita adeus em Vila Real de Santo António em 3h41

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 10, 2023
Duarte-Vale
Sara Falcão/FPT

Num duelo absolutamente de loucos, Duarte Vale foi eliminado nos quartos-de-final do ITF de 25 mil dólares de Vila Real do Santo António. O português, número 567 do ranking ATP, salvou uns inacreditáveis 10 (!) match points, antes de finalmente ceder diante do terceiro cabeça-de-série numa batalha que durou… 3h41.

Diante de Michael Vrbensky (375.º), Vale cedeu com os parciais 5-7, 7-6(3) e 7-6(7), mesmo depois de operar uma recuperação impressionante em vários momentos durante o terceiro parcial. Ora, o tenista natural de Cascais salvou dois match points no serviço do checo a 5-3, quatro no seu saque a 5-4 e ainda mais quatro no tie-break. Pelo meio, serviu para fechar o encontro a 6-5, mas não conseguiu aproveitar a oportunidade.

Desta maneira, este primeiro torneio ITF em Vila Real de Santo António fica sem portugueses em singulares, também porque Pedro Araújo Gonçalo Oliveira foram eliminados ainda na segunda ronda esta sexta-feira. Araújo (650.º) caiu frente ao espanhol Sergi Perez Contri (741.º que já havia derrotado o primeiro cabeça-de-série) por 6-2 e 6-2, enquanto Oliveira (478.º) foi surpreendido por Gabriele Piraino (556.º), ao cabo de três horas, por 7-5, 3-6 e 6-3.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt