Portugal viaja até à Áustria de Dominic Thiem na Davis

Por José Morgado - Fevereiro 9, 2023

Foi conhecido esta quinta-feira o sorteio do Grupo Mundial I da Taça Davis, cuja a vitória na eliminatória vale um lugar nos Qualifiers das Davis Cup Finals de 2024, falhado que ficou o objetivo de aceder… às de 2023!

A seleção portuguesa vai reencontrar a Áustria, fora de casa, numa eliminatória que reedita o emblemático confronto de março de 2016, quando em Guimarães os austríacos, comandados por Dominic Thiem, derrotaram a equipa portuguesa por 4-1. Desta feita o confronto será fora de portas, o que poderá dificultar ainda mais a situação.

Thiem, é verdade, vive um momento difícil, mas é uma total incógnita saber como estará à data da eliminatória. O campeão do US Open de 2020 fez uma boa ponta final de 2022 depois de um ano afastado por lesão, mas o início da nova época trouxe novos dissabores, lesões e derrotas (0-4 na temporada…)

Os encontros estão marcados para 15, 16 e 17 de setembro — o fim-de-semana após o US Open — e cabe à equipa anfitriã decidir se joga começa na sexta-feira (15) ou no sábado (16). As eliminatórias terão sempre a duração de dois dias, com dois singulares no primeiro e um par e dois singulares no segundo.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt