Rui Machado sabe o que é preciso fazer para dar a volta na Taça Davis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 4, 2023
Sara Falcão/FPT

Quando analisava o primeiro dia da eliminatória com a República Checa na Taça Davis, Rui Machado soltou uma frase para justificar a confiança de que é mesmo possível sonhar com a reviravolta neste domingo. “Já levantámos uma eliminatória de 2-0…”, atirou o capitão da Seleção Nacional. E há uma razão para o técnico saber tão bem que isso aconteceu. É que ele estava lá e teve um papel determinante nessa reviravolta.

Ora, recuemos o filme atrás até 2005, no Estádio Nacional. No calor de julho, Portugal estava no Grupo II da Zona Europa/África a defrontar a Argélia, numa seleção que contava com Rui Machado, ele próprio, Frederico Gil, Leonardo Tavares Diogo Rocha.

Leia também:

 

Slimane Saoudi bateu Machado por 4-6, 6-0, 3-6, 7-6(3) e 6-4, antes de Lamine Ouahab superar Gil por 7-6(2), 6-4 e 6-3. Portugal ficava entre a espada e a parede, mas aí começou a reviravolta. No encontro de pares, Gil e Tavares superaram Abdelhak Hameurlaine e Saoudi, com os parciais 6-7(3), 6-3, 6-1 e 7-6(3), antes de Machado superar Ouahab facilmente, por 6-4, 6-2 e 6-2. O drama final ficou para o quinto encontro, com Gil a bater Saoudi por 4-6, 6-7(5), 6-0, 6-2 e 6-2.

Essa é, até à data, a única reviravolta de 0-2 abaixo alcançada por Portugal, pelo que a equipa das quinas vai à procura de fazer ainda mais história a caminho das Davis Cup Finals.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt