Toni Nadal aponta erro de Tsitsipas contra Djokovic: «Só lhe ganhas assim se fores Federer»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 31, 2023

Toni Nadal viu tanto o seu sobrinho Rafael Nadal, como o seu tenista, Felix Auger-Aliassime, serem eliminados mais cedo do que o esperado no Australian Open 2023. No entanto, não foi por isso que deixou de analisar o título conquistado por Novak Djokovic, num feito que considerou “assombroso”.

“É resiliente e lutador, capaz de manter uma incrível serenidade em momentos de grande tensão, tendo vontade de melhorar constantemente. É o tenista mais completo de todo o circuito e voltou a demonstrar que é um grande campeão”, sublinhou em declarações ao El País.

O antigo treinador de Rafa deixou ainda a sua visão tática sobre o que aconteceu na final, apontando o dedo a um erro claro de Stefanos Tsitsipas na sua opinião. “O plano tático inicial de Tsitsipas estava errado porque tentou jogar olhos nos olhos de Novak, com pancadas muito agressivas e mudanças de direção. Tenho a sensação de que só lhe ganhas assim se fores Roger Federer”, referiu.

Toni Nadal terminou ainda a lembrar a final do US Open de 2013, em que viu Rafael Nadal bater Djokovic. “Se se aumenta a abertura do court, as deslocações e a velocidade da bola, vais ter uma resposta ainda implacável da parte dele, pelo que decidimos jogar para o centro”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt