Djokovic apanha Nadal na batalha dos Grand Slams: como fica a corrida histórica

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 29, 2023

É a corrida de quem toda a gente fala cada vez que um torneio do Grand Slam arranca. E agora está empatada no topo, depois de Novak Djokovic derrotar Stefanos Tsitsipas e igualar Rafael Nadal com 22 Majors na carreira. Este foi o décimo Australian Open conquistado pelo tenista sérvio, que mantém o registo perfeito em finais em Melbourne Park, sendo que pelo caminho também regressa à liderança do ranking ATP.

Djokovic chega ao 22.º Grand Slam com 10.º título na Austrália e volta a ser número 1 ATP

Djokovic e Nadal ficam agora trancados na frente, com Roland Garros a ser a primeira oportunidade de existir um desempate na luta pelo recorde que tantos dizem ser determinante no debate do melhor tenista de todos os tempos. Mais longe fica Roger Federer, com 20, enquanto Pete Sampras já está quase a dez da frente, visto que fechou a carreira com 14. Roy Emerson (12), Rod Laver (11), Björn Borg (11) e Bill Tilden (10) são os outros com dois dígitos.

TENISTAS COM MAIS GRAND SLAMS

1 – Novak Djokovic – 22
1 – Rafael Nadal – 22
3 – Roger Federer – 20
4 – Pete Sampras – 14
5 – Roy Emerson – 12
6 – Rod Laver – 11
6 – Björn Borg – 11
8 – Bill Tilden – 10

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt