João Fonseca garante vaga às quartas de final do Australian Open juvenil

Por Bruno da Silva - Janeiro 25, 2023
joao-fonseca-australian-open
Thiago Parmalat

O brasileiro João Fonseca, 16 anos, está nas quartas de final do Australian Open juvenil. Na noite desta terça-feira (24), ele derrotou o japonês Rei Sakamoto, sexto cabeça de chave, por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 6-4, em 1h33. O carioca não foi quebrado na partida e só enfrentou três break points.

Fonseca é o melhor brasileiro no ranking da ITF e já conquistou suas primeiras vitórias em nível Challenger. Ele é o cabeça de chave 10 da chave juvenil em Melbourne e o primeiro brasileiro a ir até as quartas no juvenil do Slam australiano desde Tiago Fernandes em 2010. Ele encara na próxima fase o vencedor do confronto entre o búlgaro Adriano Dzhenev e o belga Alexander Blockx, seu parceiro de duplas.

Ganhando destaque nos últimos meses, Fonseca recebeu um convite para a chave principal do Rio Open, que acontece em fevereiro. Ele fez parte da equipe do Brasil que conquistou o inédito título da Copa Davis Junior em 2022 e, no fim do ano passado, no Challenger de São Leopoldo, se tornou o primeiro tenista nascido em 2006 a ganhar uma partida em um torneio desta categoria.

Compromisso na chave de duplas

O brasileiro volta às quadras ao lado de Blockx por volta de 1h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (25), em jogo válido pelas oitavas de final da chave de duplas. Eles encaram Keegan Rice e Hoyoung Roh.

 

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.