Rybakina não dá hipóteses a Swiatek e avança para os ‘quartos’

Por José Morgado - Janeiro 22, 2023

Elena Rybakina, a campeã de Wimbledon, venceu este domingo o aliciante duelo entre as últimas duas campeãs de Grand Slam e qualificou-se para os oitavos-de-final do Australian Open com um triunfo claro diante da polaca Iga Swiatek, número um do Mundo, por 6-4 e 6-4.

Com uma exibição autoritária, a cazaque aguentou os poucos momentos de vida da polaca a caminho de um triunfo em apenas uma hora e meia. Rybakina mostrou logo ao que vinha ao fazer um break de entrada, mas Swiatek respondeu na altura para fazer o 2-2. A questão é que a número 25 do Mundo somou um novo break, desta feita decisivo, no sétimo jogo para já não voltar atrás.

Na segunda partida, Swiatek deu ares de ameaçar a reviravolta, ao arrancar com uma vantagem de 3-0, mas Rybakina não se atemorizou, reagiu rápido e não enfrentou mais nenhum break point para selar o triunfo com outro 6-4. Assim, está nos quartos-de-final de um torneio do Grand Slam apenas pela terceira vez na carreira, saltando provisoriamente para o 16.º lugar do ranking.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt