Azarenka faz tempo andar para trás e acaba a esmagar Keys rumo aos ‘oitavos’ na Austrália

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 20, 2023

Quem se lembra de Victoria Azarenka a conquistar o Australian Open em 2012 e 2013? A bielorrussa parece querer recordar toda a gente disso mesmo, tendo em conta que parece estar a fazer o tempo voltar atrás dez anos depois desse derradeiro título em Melbourne Park. Para já, a tenista de 33 anos está nos oitavos-de-final depois de um encontro em que acabou a arrasar completamente Madison Keys (13.ª).

A número 24 do ranking WTA venceu com os parciais 1-6, 6-2 e 6-1, que mostram bem como se tratou de um duelo com duas fases completamente distintas. Keys entrou com tudo e parecia no controlo das operações, até que Azarenka assentou as ideias, começou a crescer e a norte-americana perdeu-se no nevoeiro.

Para que se tenha noção, Keys ainda respondeu com um contra-break para fazer o 2-3 no segundo parcial, mas só deu Azarenka daí para a frente. A bielorrussa engatou oito jogos seguidos e esteve até muito perto de um pneu no set decisivo. Keys travou a sangria, mas Azarenka colocou um ponto de exclamação para se colocar nos oitavos-de-final, onde agora espera por Maria Sakkari ou Lin Zhu.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt