Svitolina incrédula: «Há quem me pergunte se a guerra na Ucrânia ainda continua…»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 13, 2023

Elina Svitolina viveu um 2022 que foi do pior ao melhor. A ucraniana viu o seu país ser invadido pelas forças russas mas também celebrou o nascimento do seu primeiro filho, tudo isto enquanto se afastou dos courts. Agora vai preparando o regresso, mas tem noção de que será um desafio, como confessou ao The New York Times.

UM 2022 DE EXTREMOS

É curioso. O ano mais horrível devido à guerra também foi o mais feliz. Demos os bem-vindos ao nosso primeiro bebé em outubro. Foi uma mistura de tudo, mas agora estamos aqui, e para mim o mais importante é fazer o possível a cada dia. Agora o objetivo é que a população ucraniana possa ter um pouco de luz na sua vida.

SOFRIMENTO COM A GUERRA

Aqui na Europa há quem me pergunte se a guerra na Ucrânia ainda continua… Isto foi duro de ouvir. Tenho amigos muito próximos e família na Ucrânia e sei o que estão a passar. O inverno é muito duro. Faz muito frio e por vezes não têm água quente ou electricidade. A minha avó vive em Odessa, no 13.º andar, e tem de subir as escadas porque não pode usar o elevador. Às vezes nem sequer há luz.

REGRESSO À COMPETIÇÃO

Não toquei numa raquete durante sete meses. Queria desligar completamente do ténis. Fartei-me por tudo o que aconteceu no fim de fevereiro, sentia demasiados nervos, demasiada pressão. Os torneios que joguei foram demasiado para mim a nível mental, então fiquei feliz por desligar. O objetivo é voltar, mas sei que não me vou arrepender de ter tirado este descanso. Vou tentar estar pronta para o verão, mas não quero precipitar as coisas. Tenho de ser muito forte para voltar ao circuito porque agora o ténis é muito físico.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt