Alcaraz faz o que só um tenista fora do Big 3 alcançou na história do ténis

Por José Morgado - Dezembro 5, 2022

Carlos Alcaraz, de apenas 19 anos, fez história em 2022 ao tornar-se no tenista mais jovem de sempre a subir ao topo do ranking mundial — e a ficar por lá até ao final da temporada — e continua a fazer história. Depois de distribuído o bónus de dinheiro do ATP para os tenistas que topo, que faz de Alcaraz o tenista mais bem pago dentro de campo em 2022, o espanhol de Múrcia ultrapassou mesmo os 10 milhões de dólares numa temporada, algo muito raro na história do ténis masculino.

Para se ter uma ideia, tirando os três membros do Big Three – Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal –, Andy Murray, em 2016, havia sido o único tenista a terminar uma época com mais de 10 milhões de dólares em prémios monetários somados. Alcaraz consegue agora ‘imitar’ esse feito seis anos depois…

Alcaraz ultrapassa Djokovic após distribuição de bónus e é quem mais dinheiro ganhou em court este ano

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt