Aí está a United Cup! O que é, quando e onde se joga e quantos pontos dá para o ranking

Por Bola Amarela - Outubro 27, 2022

É uma das grandes novidades para 2023 e promete revolucionar o início da temporada. Falamos, claro, da United Cup, a nova competição que vai juntar a ATP e a WTA.

Esta quinta-feira saiu o anuncio oficial por parte das entidades e foram revelados todos os pormenores em relação a esta prova que promete apaixonar todos os amantes da modalidade. Eis os detalhes:

A United Cup vai ter início a 29 de dezembro de 2022 e irá decorrer até 8 de janeiro em três cidades australianas: Brisbane, Sydney e Perth. Como já tínhamos adiantado, o torneio misto vai oferecer pontos para o ranking ATP e WTA (ao todo, vão estar 500 pontos em jogo) às 18 seleções mistas que vão lutar pelo título.

E como é que será feita a seleção das equipas? É tudo muito simples: seis equipas serão qualificadas com base nos jogadores com melhor ranking ATP , seis equipas com base nas jogadoras com melhor ranking WTA e seis equipas com base nos melhores rankings combinados.

Escolhidas as seleções, serão distribuídas em seis grupos (cada um terá três seleções). Cada eliminatória terá cinco encontros em perspetiva: dois singulares masculinos, dois singulares femininos e um par misto. Qualificam-se para as meias-finais as três vencedoras de cada grupo com a última vaga a ser atribuída à melhor segunda classificada dos três grupos.

Recorde-se que a United Cup vai oferecer (muito) dinheiro: ao todo serão distribuídos mais de 15 milhões de euros em prémios monetários.